SISU UFSCar 2020: Nota de Corte SISU, Cursos e Inscrições

A Universidade Federal de São Carlos é uma das instituições do ensino superior público que oferta vagas todos os anos no Sistema de Seleção Unificada. O SISU UFSCar 2020 estará disponibilizando cerca de 2.897 que serão distribuídas em todos os seus cursos. Abaixo, entenda como funciona o SISU UFSCar 2020 e confira todas informações sobre!

SISU UFSCar 2020

SISU UFSCar 2020

O que é SISU?

SISU é a sigla utilizada para o Sistema de Seleção Unificada. Criado pelo Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, o Sisu é um programa que disponibiliza milhares de vagas anualmente em universidade públicas e federais de todos os estados brasileiros. 

Atualmente, ele é a principal forma de ingresso, tendo milhares de pessoas inscritas nos processos seletivos, sendo considerado o mais concorrido. Segundo dados do G1.com, o Sisu teve em seu último processo seletivo cerca de 640.205 vagas, que disputaram uma das 59.208 vagas ofertadas. 

Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha feito a última prova do Enem e tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva. Aqueles que zerarem a redação, não estão aptos a participar desse programa. 


Como funciona o SISU UFSCar 2020?

A Universidade Federal de São Carlos passou a adotar o Sisu como sua forma de ingresso nos cursos de graduação disponíveis na instituição. Essa instituição oferta anualmente uma média de 2.897 vagas para ingresso em 65 opções de cursos de graduação presenciais. 

✓  Veja mais opções de ingresso com o SISU:

Para concorrer a uma dessas vagas, o interessado deve realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Após a divulgação dos resultados desse exame e dentro do prazo de inscrição do SISU UFSCar 2020, os candidatos devem se inscrever no programa e escolher até duas opções de cursos que pretendem fazer. 

Atenção! 

É importante lembrar que as inscrições para os cursos de Licenciatura em Música não são feitas pelo Sisu. Para este curso, a UFSCar exige uma prova de conhecimento e habilidade específica, além das provas do Enem. Para saber mais sobre, clique aqui e seja automaticamente redirecionado(a) para o site oficial da instituição. 

Vagas ofertas no SISU UFSCar 

Todos os anos a Universidade Federal de São Carlos disponibiliza vagas através do Sisu. O SISU UFSCar 2020 estará ofertando cerca de 2.897 vagas em todos os seus 65 cursos de graduação presenciais. 

Essas vagas SISU 2020 serão distribuídas da seguinte maneira:


  • 1.797 vagas para o Campus São Carlos;
  • 240 vagas para o Campus de Araras;
  • 620 vagas para o Campus em Sorocaba;
  • 240 vagas para o Campus do Sino, em Buri. 

Como se inscrever no SISU UFSCar 2020?

Todo o processo de inscrição no SISU UFSCar 2020 é feito pela internet, através do site oficial do programa, não tendo nenhuma relação direta com a universidade. 

O período de inscrições sempre acontece no mês de janeiro e outro no mês de junho. O procedimento é o mesmo para ambos os processos. 

Confira a seguir como é feito:

  • O candidato deve acessar o site → Clicando aqui;
  • Nesta página, clicar na opção de inscrição;
  • Será solicitado os dados para login. Os mesmos utilizados para acessar a página do participante do Enem; 
  • Ao acessar a página, será necessário preencher os campos em aberto com todos os dados pessoais solicitados;
  • Além disso, o sistema solicitará até duas opções de cursos de interesse e a instituição desejada;
  • Informe também a modalidade que deseja concorrer as vagas: ampla concorrência ou por cotas;
    SISU UFSCar
  • Com todos os campos preenchidos, envie o formulário. 

Enquanto as inscrições estiverem abertas, você pode alterar suas opções de cursos. Após o encerramento, e com a divulgação dos resultados, caso selecionado para a vaga, você deve realizar todo o procedimento de matrícula na própria UFSCar!


Notas de Corte SISU UFSCar 2020 

As notas de corte SISU UFSCar 2020 são as médias das notas dos cursos. Ela é calculada de acordo com a quantidade de inscritos em cada curso, além de levar em considerada a nota dos candidatos.

Enquanto as inscrições estão abertas, essas notas de corte SISU 2020 são alteradas diariamente, só tendo a oficial após o encerramento do processo. Abaixo, segue as notas de corte da última edição do SISU UFSCar:

  • Nota de corte do curso Ciências biológica: 676.16 ampla concorrência e 523.92 política de cotas;
  • Nota de corte do curso Educação física: 693.95 ampla concorrência e 587.37 política de cotas;
  • Nota de corte do curso Enfermagem: 710.84 ampla concorrência e 660.54 política de cotas;
  • Nota de corte do curso Engenharia civil: 747.02 ampla concorrência e 632.26 política de cotas;
  • Nota de corte do curso Fisioterapia: 750.48 ampla concorrência e 648.85 política de cotas;
  • Nota de corte do curso Engenharia de produção: 771.23 ampla concorrência e 635.20 política de cotas.
  • Nota de corte do curso Medicina: 796.19 ampla concorrência e 729.75 política de cotas.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

SISU UFSCar 2020: Nota de Corte SISU, Cursos e Inscrições