Notas de Corte SISU Unicamp 2020: Lista Completa de Cursos

É de suma importância que os candidatos às vagas do Sistema de Seleção Unificada na Unicamp fiquem atentos as notas de corte SISU Unicamp 2020. As notas de corte SISU Unicamp 2020 são calculadas no período de inscrição, e após o encerramento a lista é divulgada pelo Ministério da educação. A seguir, confira todas informações sobre!

Notas de Corte SISU Unicamp 2020

Notas de Corte SISU Unicamp 2020

SISU Unicamp 2020

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU é hoje uma das principais portas de entradas nas universidades públicas e federais presentes nos estados brasileiros. Através dele, os candidatos podem se candidatar à vagas SISU 2020, totalmente gratuitas. 

Mas para obter êxito na seleção é preciso ter obtido uma boa pontuação na prova do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além de muito concorrido, o SISU possui milhares de inscritos todos os anos. 

Notas de Corte SISU Unicamp

Diversas instituições do ensino superior tem o SISU como sua forma de ingresso. Porém, a Unicamp não adotou esse método de processo seletivo de calouros. 

Veja o que o professor José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e organizador das formas de ingresso na Unicamp falou:

“O Conselho Universitário ponderou que é preferível dar mais oportunidades aos candidatos e não esgotar suas possibilidades num processo que tem dezenas de universidades e, no qual, o candidato pode indicar apenas 2 opções de cursos.

✓ Confira as notas de corte SISU UFMA 2020

A Unicamp, portanto, gerenciará um sistema próprio, no qual a nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) será utilizada para classificar os estudantes”. 

Sendo assim, as notas de corte SISU Unicamp 2020 são estão vigorando. A seguir, confira as formas de ingresso nesta instituição!


Formas de ingresso na Unicamp

Assim como já mencionamos anteriormente, a Unicamp não utiliza as notas de corte SISU Unicamp 2020 como forma de ingresso. Ou seja, o SISU. Mas, possui outras maneiras para que os calouros possam iniciar um dos cursos ofertados na instituição. 

Embora não haja parceira com o MEC, a Unicamp organiza seu próprio vestibular. Veja a seguir, as opções de entradas na Unicamp:

Vestibular tradicional

Esse vestibular é feito em duas fases. A primeira fase é realizada no mês de novembro, e a segunda acontece em janeiro do ano seguinte.

Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro).

Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em janeiro de 2020. Veja mais informações aqui!


➜ Vestibular Indígena

Esse vestibular tem vagas específicas para o público indígena. São ofertadas 72 vagas para os seus 34 cursos de graduação disponíveis. 

 

A prova possui apenas uma fase e são solicitados os mesmos conteúdos do vestibular comum. Ou seja, conteúdos das matérias do Ensino Médio para a prova objetiva + redação com tema proposto pela banca organizadora.

O Exame é aplicado em dezembro. Clique aqui e confira mais informações sobre!

➜ ENEM – Unicamp

A Unicamp também disponibiliza vagas para que os candidatos possam se inscrever com as notas obtidas no Enem.

Notas de Corte SISU

 Para utilizar essa forma de ingresso, é necessário ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva e não ter zerado a redação.

Além disso, é preciso ser estudante da escola pública, ou declarado negro e pardo (rede pública ou privada). Metade dessas vagas são dedicadas a cotas étnico-racionais.

As inscrições são abertas em outubro, e os candidatos podem utilizar a nota obtida naquele ano ou no ano anterior. Saiba mais aqui!

➜ Vagas Olímpicas 2020

Essas vagas são destinadas aos estudantes que se destacaram nas competições e olimpíadas científicas nacionais e internacionais. São ofertadas cerca de 90 vagas em 22 opções de cursos.

Notas de Corte SISU Unicamp 2020

Os candidatos tem até duas opções possíveis de curso. Os mesmos podem utilizar as suas maiores pontuações naquele ano ou no ano anterior. A inscrição acontece de novembro a janeiro. Clique aqui e confira informações sobre essa forma de ingresso.


Cursos oferecidos

A seguir, confira a lista contendo os principais cursos disponíveis na Unicamp:

  • Administração;
  • Artes visuais;
  • Arquitetura e urbanismo;
  • Ciências da computação;
  • Ciências biológicas;
  • Ciências do esporte;
  • Dança;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Engenharia de produção;
  • Engenharia elétrica;
  • Farmácia;
  • Física;
  • Filosofia;
  • Medicina;
  • Nutrição;
  • Matemática;
  • Pedagogia.
  • Química;
  • Sistemas de informação.

Clique aqui e confira a lista completa de cursos! 

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 10

Notas de Corte SISU Unicamp 2020: Lista Completa de Cursos