Mudanças SISU 2020: Veja as alterações do SISU 2020

São esperadas algumas mudanças SISU 2020, que farão total diferença em alguns quesitos relacionados a este programa. Se você deseja conferir todas as mudanças SISU 2020, siga nos acompanhando para saber mais!

Mudanças SISU 2020

Mudanças SISU 2020

Sobre o SISU

O Sistema de Seleção Unificada – SISU, é um dos principais programas criados pelo Governo Federal juntamente com MEC. Depois do Enem, o SISU é a principal porta de entrada nas universidades públicas de todos os estados brasileiros. 

Através deste programa, o estudante consegue iniciar um curso superior totalmente gratuito.

Querendo saber como funciona o SISU 2020? Para se inscrever é necessário ter realizado a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio, não ter zerado a redação e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva.

Há uma grande concorrência nas vagas disponíveis. Sendo assim, é de suma importância ter tirado uma nota alta na prova do Enem, para que assim fique mais fácil de conseguir a tão desejada vaga. 

Abaixo, confira mais informações sobre!


Mudanças SISU 2020

Anualmente o Ministério da Educação (MEC) realiza algumas alterações neste programa. Desta vez, a grande mudança foi relacionada a lista de espera. 

Antes, os candidatos às vagas disponíveis poderiam escolher até duas opções de cursos e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Agora, a regra mudou um pouco. 

Com a mudança SISU 2020, haverá uma chamada regular, onde o estudante selecionado em uma das opções de cursos não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Essa regra se aplica independentemente de ter realizado ou não sua matrícula na instituição para o qual foi selecionado.

Segundo o Ministério da Educação, essa nova regra irá permitir uma maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu.



Quem pode se inscrever no SISU?

Com as novas mudanças SISU 2020 muitos se perguntam como ficou a questão dos requisitos para se inscrever neste programa. Os estudantes podem relaxar, pois nesses quesito não houve nenhuma alteração. 

Para se inscrever neste programa, os candidatos continuam devendo ter feito a prova da última edição do Enem.

A seguir, confira todos os critérios de avaliação:

  • Tenha realizado a prova do ENEM do ano anterior (2019);
  • Tenha obtido nota mínima de 450 pontos na prova objetiva do ENEM;
  • Tenha obtido nota superior a zero na prova da redação do ENEM;
  • Caso tenha declarado ser estudante de baixa renda, é necessário entregar a documentação comprobatória.

Inscrições SISU 2020

Outro quesito que não teve nenhuma mudança SISU 2020 foi em relação a inscrição SISU. Esse procedimento continua sendo feito unicamente pela internet, através do site oficial do SISU, dentro do prazo estipulado pelo MEC. 

A seguir, confira como funciona:

  • Acesse o site→ clicando aqui;
  • Nesta página, clique em “Fazer inscrição”;

  • Será aberta uma nova janela, onde você deverá informar o número de inscrição e senha do Enem (a mesma utilizada no portal do candidato do Enem);
  • Novamente será aberta uma nova página. Informe a modalidade que deseja concorrer as vagas: ampla concorrência ou por cotas;
  • Informe as duas opções de cursos e universidades desejadas;
  • Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados;
  • Finalize o procedimento. 

Lembrando que, enquanto o processo de inscrição estiver em aberto, você poderá trocar as opções de cursos. 

Inscreva-se e boa sorte! 

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.75
Total de Votos: 4

Mudanças SISU 2020: Veja as alterações do SISU 2020