Lista de Espera SISU 2020: Como Funciona e INSCRIÇÃO

Para os estudantes que não conseguiram a tão almejada vaga logo na primeira chamada, a lista de espera SISU 2020 é a segunda chance que os estudantes tem para ser selecionado. Para saber como funciona a lista de espera SISU 2020, continue nos acompanhando!

Lista de Espera SISU 2020

Lista de espera SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, é uma das principais formas de entrada nas universidades públicas de todo o estado. 

Para se candidatar às vagas, os estudantes devem ter realizado a prova do último Enem, ter tirado nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. 

Anualmente o MEC abre as inscrições deste programa. Milhares de pessoas são inscritas, o que gera muita concorrência aos candidatos. 

Abaixo, mais informações sobre!

O que é a lista de espera SISU 2020?

A lista de espera SISU 2020 é uma segunda oportunidade que os estudantes tem de conseguirem ser selecionados para a vaga. 

O número de vagas disponíveis nesta lista é equivalente aos estudantes que foram selecionados na primeira chamada regular e que por algum motivo não compareceram no dia matrícula. 

Sendo assim, após o resultado do SISU 2020, automaticamente o estudante perde essa vaga gerando oportunidade para aqueles que se inscreveram na lista de espera. 

O estudante apto a participar da lista de espera SISU 2020 poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

Sendo selecionado para a vaga, o candidato deve comparecer a instituição dentro do prazo estabelecido para realizar sua matrícula. 


Requisitos para se inscrever na lista de espera SISU 2020

Para realizar a inscrição SISU 2020 lista de espera é necessário que os estudantes estejam dentro dos requisitos impostos pelo programa. 

O primeiro dele e o mais óbvio, é ter se inscrito na chamada regular. Além disso, veja a seguir quem pode se inscrever:

  • O candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso.
  • O estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

Inscrições lista de espera SISU 2020

A data de abertura das inscrições SISU lista de espera 2020 ainda não foi divulgada. Mas, sabemos que o período de inscrição é logo após o resultado da chamada regular. 

Em sua última edição, as inscrições para a lista de espera foram abertas no dia 28 de janeiro, com encerramento no dia 04 de fevereiro. 

O procedimento é feito da seguinte maneira?

  • Acesse o site → clicando aqui;
  • Nesta página, você deverá clicar na opção da área do candidato;

  • Informe o número de inscrição do Enem e a senha do portal;
  • Manifeste a primeira opção de curso. Clicando em “Participar da lista de espera”;

  • Será emitida uma mensagem de confirmação;
  • Pronto, você já está participando da lista de espera. 

Atenção! Os candidatos serão informados pela própria instituição de ensino quando deverão realizar a sua matrícula.

Sendo assim, é de suma importância que os candidatos acompanhe as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse. 


Resultado Lista de espera SISU 2020

Assim como já mencionamos anteriormente, os estudantes inscritos na lista de espera SISU 2020 devem acompanhar sua inscrição tanto no site do SISU como também na instituição que foi manifestado o interesse da vaga no momento da inscrição. 

A convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas instituições a partir de fevereiro (ainda sem data divulgada). 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Lista de Espera SISU 2020: Como Funciona e INSCRIÇÃO