Inscrições SISU 2020: Faça sua Inscrição SISU, Passo a Passo

As inscrições SISU 2020 é o processo mais importante para aqueles que irão se candidatar às vagas disponíveis do programa. Sendo assim, continue nos acompanhando para conferir a data que as inscrições SISU 2020 serão abertas, o número de vagas e muito mais!

inscrições-sisu-2020

Inscrições SISU 2020

Antes de qualquer informação, é de suma importância que você esteja ciente do que se trata o SISU. Para isso, elaboramos um tópico só em relação a este programa. Continue conosco para conferir! 


O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, é um programa criado pelo Governo Federal que disponibiliza bolsas de estudos para que os estudantes possam ingressar no ensino superior de forma gratuita. 

O SISU é hoje uma das principais portas de entrada nas universidades públicas e federais de todo o país. 

Diversas universidades públicas possuem parceria com esse programa, disponibilizando milhares de vagas em diversos cursos. 

Para se candidatar a essas vagas, é necessário que o estudante tenha realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, pois é utilizando a nota obtida na prova que esses estudantes podem concorrer ao curso desejado. 

O principal requisito é que o candidato tenha obtido nota superior a 450 pontos na prova e não tenha zerado a redação. 

Abaixo, saiba mais informações sobre SISU 2020!


Quem pode se inscrever no SISU 2020?

Assim como outros programas criados pelo MEC, para se inscrever no SISU é necessário que o candidato esteja dentro dos requisitos impostos pelo ministério da educação. 

Abaixo, confira se você está encaixados nos critérios de avaliação:

  • Ter feito o exame do ENEM mais recente;
  • Não ter zerado na redação do Enem;
  • Atender as notas mínimas na instituição de ensino pretendida.

Atenção! É importante checar, a nota exata do curso e instituição que você deseja. Isso porque a própria instituição, define algumas notas.

Caso a média da nota que você tenha conseguido não tenha sido suficiente, será possível conferir. Então fique atento, para que possa fazer mudanças a tempo! 


Inscrições SISU 2020 

Assim como já mencionamos neste post, voltamos a dizer que o processo de inscrições SISU 2020 é o mais importante para aqueles que irão se candidatar às vagas disponíveis. 


Todo o procedimento é feito unicamente pela internet, através do site oficial do programa. 

Para dá início as inscrições SISU 2020, é necessário que o estudante tenha em mãos o número de inscrição do Enem juntamente com a senha do portal. 


Passo a passo das inscrições SISU 2020 

Agora que você já está ciente de todas as informações referentes ao programa, chegou o momento de realizar as inscrições SISU 2020. 

Siga as instruções a baixo para dá início ao procedimento:

  • Acesse o site → Clicando aqui;
  • Selecione a opção “Fazer inscrição” que aparecerá logo no início da página;

  • Será aberta uma nova janela, onde você deverá informar o número de inscrição e senha do Enem;
  • A página de inscrição será aberta. Informe a modalidade que deseja concorrer as vagas: ampla concorrência ou por cotas;
    Inscrições SISU 2020
  • Informe até duas opções de cursos e universidade;
  • Preencha ao formulário com todos os dados pessoais solicitados;
  • Finalize este procedimento. 

Atenção! Você poderá mudar as opções de cursos enquanto as inscrições SISU 2020 permanecerem abertas. Lembrando que o sistema levará em consideração apenas a primeira opção. 


Resultado das inscrições SISU 2020 

A lista de resultado será divulgada dias após o fechamento das inscrições do SISU.

O sistema selecionará os candidatos com a melhores notas, considerando as obtidas no Enem 2019, assim como também o número de vagas ofertadas e modalidade de concorrência. 

Inscrições SISU 2020

Ainda não temos a informação sobre a data de divulgação desse resultado. Normalmente ele é divulgado no final de janeiro. 

Assim que divulgado pelo MEC, voltaremos a atualizar este post! 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 11

Inscrições SISU 2020: Faça sua Inscrição SISU, Passo a Passo